Com a palavra, o presidente

'O Executivo poderá perder a maioria na Câmara', diz Werner

Marcelo Martins

"

O médico Werner Rempel (PPL) falou, na tarde desta terça-feira, com o Diário. Em seu quinto mandato como vereador, o parlamentar diz já ter as duas prioridades para a sua gestão frente à Casa do Povo para este ano. Rempel afirma que buscará a conclusão da obra do novo prédio do Legislativo, parada desde o começo do ano, e a obtenção de recursos para a modernização da TV Câmara.

Conhecido por utilizar a Tribuna da Casa para discursos eloquentes, Rempel se mostra tranquilo quanto ao novo desafio. Com a serenidade que lhe é habitual, o parlamentar, conhecido por ser comedido, não nega a alegria pela "tomada" da Mesa Diretora, ao romper com o acordo governista, que vinha sendo mantido desde 2009 pelos apoiadores de Cezar Schirmer (PMDB), na Câmara.

_ Agora, nós, somos situação dentro do Legislativo. O outro grupo, que representa a prefeitura, pode-se considerar oposição, aqui, na Câmara _ afirma Werner.

Por pouco mais de 30 minutos, Werner, uma das vozes mais moderadas e respeitadas do Legislativo, comentou sobre o acordo que garantiu a inesperada conquista da Mesa Diretora e, por consequência, dos 18 cargos com os mais altos salários da Câmara.

De militante do MR-8 a vice-prefeito de Santa Maria 
  
Na sala da Presidência da Câmara, Werner fala, tendo à sua frente um quadro de Tiradentes, feito pelo artista santa-mariense Eduardo Trevisan. Tiradentes é considerado o ícone do PPL. O partido foi fundado em 21 de abril de 2009, data que remete ao dia da execução do ativista político da época do Brasil Colonial. Werner é um dos vice-presidente do PPL gaúcho. Mas ele já foi militante do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), organização armada de orientação socialista, que combatia a ditadura militar.

Também militou no PMDB, por mais de 20 anos, e foi filiado ao PT. Em seu quinto mandato, Werner contabiliza uma passagem pelo Executivo, quando foi vice-prefeito, de 2005 a 2008, na gestão do petista Valdeci Oliveira.

Em 1994, foi candidato a deputado estadual pelo PMDB quando, à época, fez pouco mais de 7 mil votos, não sendo eleito para o cargo. Para este ano, ele deve buscar, novamente, uma vaga à Assembleia Legislativa.

Confira abaixo, a íntegra da entrevista com Werner:

Diário de Santa Maria - Até o dia da votação da Mesa Diretora, que ocorreu em 26 de dezembro, era improvável que o senhor vencesse a eleição. Foi com os trio dos governistas dissidentes que o senhor obteve a vitória. O Executivo já disse que não os considera mais governistas. O senhor considera que eles serão, de fato, oposição a partir de agora?
Werner Rempel - Eu não sei o que eles farão. No dia em que nós nos reunimos, eles demonstraram muita vontade de permanecer na base do governo e muita vontade de mudar em relação ao grupo de vereadores que eles faziam parte. À medida que o Executivo exonerou os seus cargos de confiança (em referência aos 9CCs dos parlamentares Anita Costa Beber, Deili Granvile e Tavores Fernandes), foi dada uma declaração de guerra do Executivo em relação aos três. Acho que houve uma inabilidade do Executivo em toda essa condução. Até porque o Executivo poderá perder a maioria na Câmara, a partir de agora. A oposição, a partir desse episódio (eleição da Mesa Diretora), poderá ter maioria na Câmara.

Diário - Essa ampla articulação feita pelo senhor que acabou cooptando os governistas dissidentes não preocupa, logo mais, os mesmos vereadores darem as costas ao acordo feito e buscarem refúgio junto ao governo?
Werner -
Tudo é possível. Entretanto, nós temos dois fatos que não contribuem para que eles (os governistas dissidentes) não queiram voltar (à bancada governista). O primeiro é a demissão dos CCs (cargos em comissão) deles (Anita, Deili e Tavores). O segundo fato foi a declaração do candidato governista João Kaus (PMDB)"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Casa é destruída por incêndio na Nova Santa Marta em Santa Maria

Próximo

Condutor é flagrando dirigindo de forma imprudente no centro de Caçapava do Sul

Geral